terça-feira, 13 de setembro de 2011

ATENÇÃO BIRITEIROS! HOJE É DIA DA BRANQUINHA.

13 de setembro o dia nacional da cachaça

Nesta terça-feira (13), é comemorado no Brasil o dia Nacional da Cachaça. A data foi criada pelo Instituto Nacional da Cachaça (Ibrac) em 5 de julho de 2009, durante a feira expocachaça, em Belo Horizonte. Apesar de os produtos e o instituto comemorarem o dia, ele ainda é um projeto de lei, que tramita na câmara dos Deputados.
De acordo com o dados do Ibra, existem hoje no Brasil 40 mil produtores de cachaça, sendo que 99% são micro ou pequenos produtores. Segundo o instituto, existem quatro mil marcas de cachaça no  país, que contribuem com 600 mil empregos diretos e indiretos. No ano passado, o país exportou 10,8 milhões de litros de bebida.
A cachaça é considerada símbolo da identidade do povo brasileiro. A justificativa pode ser buscada na história. Em 1660, uma rebelião de produtores que ficou conhecida como  Revolta da Cachaça foi determinante para que a coroa portuguesa legalizasse a produção e a comercialização da bebida. A liberação acontece justamente no dia 13 de setembro de 1661. 
Alguns fabricantes aproveitaram a data e programaram ações diversas para promover seus produtos. A Ypióca, por exemplo, realizará promoções no Facebook e premiará internautas com kits de sua marca.

CURIOSIDADE:

Nenhum comentário: