segunda-feira, 26 de setembro de 2011


Sete conselhos básicos para ter uma boa saúde
Por Dra. Gabriela Pahissa, Equipe do Bem Simples
Médico Clínica - M.N. 73182

Resumo

As alterações do chamado relógio biológico são a causa de vários problemas e doenças contemporâneos de acordo com pesquisas neurológicas e endocrinológicas recentes.
Siga estes conselhos para "acertar o seu relógio" e ter boa saúde.

 

Passos

01 - Controle a pressão arterial regularmente.
Adote o hábito de não colocar sal na comida. Isso ajudará a manter valores normais de pressão arterial e melhorará a circulação sanguínea. A falta de irrigação cerebral é causa de insônia e sensação de cansaço prolongado.
02 - Faça exercícios de manhã. Procure não fazê-los à noite porque a liberação de certas substâncias estimulantes (endorfinas) impede um sono profundo, necessário para reequilibrar o metabolismo.
03 - Faça as refeições mais fortes durante o dia e tenha uma alimentação leve à noite. Vários estudos revelam que o organismo usa as energias calóricas principalmente durante o dia, enquanto à noite tende a armazená-las.
04 - Durma o número de horas de que o seu corpo precisa. Se o seu relógio biológico exige seis ou oito horas, você saberá disso melhor do que ninguém. Respeite o seu ritmo para ter um rendimento melhor.
05 - Não veja televisão durante muitas horas, principalmente antes de ir dormir. Isso altera o período REM do sonho, a fase em que se sonha.
06 - Mantenha horários regulares para as refeições e controle o seu peso. Consulte um médico para definir o seu peso ideal. Tanto o excesso de peso como a magreza excessiva desequilibram as funções orgânicas e o relógio biológico.
07 - Faça pausas regulares entre as suas atividades diárias e semanais. O metabolismo precisa das pausas para se reequilibrar e compensar os déficits próprios da vida cotidiana.

Importante:
Dormir, acordar e comer são as atividades essenciais que regulam a atividade global do nosso organismo.
Os distúrbios do sono (insônia, hipersonia) são as primeiras manifestações da alteração do relógio biológico. Não deixe de consultar seu médico diante desses problemas.
Transtornos como abulia (falta de vontade de fazer qualquer coisa) e fadiga crônica merecem atenção e devem ser tratados de maneira definitiva.

Nenhum comentário: