segunda-feira, 7 de novembro de 2011

05 de NOVEMBRO - DIA DO TÉCNICO AGRÍCOLA

Profissionais em Agropecuária que desenvolve e aplicam, com senso de julgamento e ética, as habilidades, informações e conhecimento das condições locais e regionais, o domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna, buscando uma exploração e gerenciamento dos recursos naturais de forma não impactante, com competências que visam favorecer um permanente aprimoramento profissional e acompanhamento das mudanças freqüentes e desenvolvimento no cenário agrícola, com vistas à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social
Responsabilizam-se pela elaboração de projetos e assistência técnica em áreas como as de crédito rural e agroindustrial para efeitos de investimento e custeio; topografia na área rural; impacto ambiental; drenagem e irrigação.
Aplica métodos e programas de reprodução animal e de melhoramento genético. Implanta e gerencia sistemas de controle de qualidade na produção agropecuária. Enfim, atua nas mais variadas atividades do setor agrícola que demandem recursos humanos com conhecimento técnico de profissional de formação de nível médio.
Em um cenário econômico-social complexo, instável e carente, é impressionante e animador assistir ao desempenho da agricultura, setor que colabora de forma significativa para o equilíbrio das contas externas e conseqüente elevação do PIB brasileiro, que nos últimos 15 anos tem dado mostras de permanente elevação.
Homenagear o técnico agrícola, além de ser um ato de reconhecimento da relevância e dos serviços prestados por esses trabalhadores à agricultura brasileira, é também valorizar o ensino técnico neste país.
O dia 05 de novembro, escolhido para a celebração dessa importante categoria de profissionais, é a data em que foi editada a lei n.º 5.524/68, regulamentada pelo Decreto n.º 90.922/85, instrumento regulador da profissão de técnico agrícola de nível médio.
Nesse dia, reuniram-se para comemoração da data alusiva, grande número de técnicos do Sul da Bahia que se fizeram presentes a mais um evento realizado pela STAC – Associação Profissional dos Técnicos Agrícolas do Cacau e ATEFFA-BA – Associação dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária da Bahia

José Bezerra da Rocha
Téc. Agrícola

Nenhum comentário: