terça-feira, 3 de abril de 2012

HOMENAGEM AOS 30 ANOS DA AFC - ILHÉUS


CONSTRUÇÃO DAS PISCINAS DA AFC

A partir do meado dos anos 90 foi definido que a AFC Ilhéus teria piscinas, uma infantil e outra de adulto.  Sendo assim, foi aprovado numa assembleia que o sócio efetivo pagaria uma mensalidade extra durante um ano para gerar recursos e cobrir os custos dessa construção tão importante. Por conta disso muitos descontentes pediram desligamento da AFC, por serem contrários a essa decisão da plenária. Porém, a maioria permaneceu fiel aos propósitos do clube e colaborou mensalmente. A contribuição a mais do sócio efetivo, que foi uma mensalidade extra, fora paga por dois anos seguidos, até o final das obras. Nessa época o sacrificio foi enorme, porque os salários estavam arrochados pelos sucessivos planos econômicos e pela inflação que era galopante.


A primeira piscina a ficar pronta foi a infantil. Posteriormente inaugurou-se a piscina para adultos. Em seguida houve uma reforma estatutária e definiu que: o novo sócio pagaria uma joia, o equivalente ao desembolso do associado efetivo para construção das piscinas durante aquele período de dois anos. O valor da joia foi definido em R$300,00 e seria pago a vista ou em dez parcelas iguais, valor esse que está congelado desde sua criação, ou seja, há mais de doze anos o valor é o mesmo. Hoje, praticamente é considerado um valor simbólico para os padrões dos novos associados de hoje.

Como mostram as fotos abaixo, o local  escolhido pela diretoria da época foi ao lado de onde ficava as antigas instalações do bar. Depois da derrubada das amendoeiras e da limpeza do terreno, as obras começaram com as escavações, remoção de entulhos e vários meses depois a piscina de adulto foi tomando forma até sua conclusão final, com a construção da casa de máquinas e as instalações das bombas e filtros de agua.

Várias diretorias se sucederam para que as benfeitorias e instalações do clube e da piscina ganhacem a forma que tem hoje em 2012. Mas o mérito é creditado a todos os fiéis associados que contribuem com suas mensalidades em dia e daqueles que fizeram trabalhos voluntários e os que fizeram (e fazem) parte das sucessivas diretorias da AFC até o momento.





A AFC É PARA TODOS!

Nenhum comentário: