quarta-feira, 31 de julho de 2013

PLANO OI CELULAR

O novo contrato do plano celular teve seu início gradativamente entre os dias 3 e 10 de maio. A operadora até o momento não conseguiu ajustar todas as linhas conforme planejado. Esta semana detectamos problemas com algumas linhas  perfis com bônus de 100, 300 e 500 minutos, com o controle gestor. 

Todavia, esclarecemos que o benefício do bônus só é computado exclusivamente para ligações dentro da área DDD 73 e as ligações para outros DDD´s e envio de SMS ou torpedos são tarifados normalmente extra bônus.

No plano gestor, quando os bônus expirar o usuário não fará ligações para a área DDD 73 e demais áreas, porque as ligações estariam bloqueadas, no entanto podem receber chamadas e ligar intra grupo.  O problema é que não está havendo bloqueio de linhas com gestor para outros DDD´s, como por exemplo, 71, 74, 75, 77, 11, 12, 21, 33 e o  envio de SMS ou torpedos, etc.. As ligações para esses DDD´s após o termino do bônus estão desbloqueadas e sendo tarifadas, mesmo com os bônus esgotados.



Outro problema está acontecendo com os usuários que possuem Smartphone ou similares (Telefones inteligentes). Como esses aparelhos dispõem de recursos de funcionamento dinâmicos, inclusive de busca automática por redes de comunicação Wi-Fi, WAP etc., o usuário às vezes sem perceber pode estar acessando uma rede de dados através do seu chip SIM (WAP), cujo custo do mega byte baixado ou enviado (download ou upload) desse serviço é extremamente caro. Estes aparelhos celulares funcionam como um computador e utilizam sistemas operacionais (ex. o iOS, o Android e o Windows Phone) e neles podem ser instalados diversos aplicativos, jogos, Skype, facebook e serviço de e-mail. Estes atualizam aleatoriamente sistema e aplicativos. Sem o usuário perceber, ou seja, quando se perde o sinal de uma rede wi-fi doméstica ou gratuita ele imediatamente busca e se conecta a outra a rede disponível (WAP) para não deixar a conexão cair e interromper a navegação pela internet, baixar e-mail, ou para fazer atualização (Update) do sistema e aplicativos automaticamente.

Computamos o uso desses acessos à rede de dados nesses dois últimos meses em mais de 150 linhas, cerca de aproximadamente R$15.000,00 de acesso a dados, cujos valores variam  entre R$80,00 a  R$6.000,00, exclusivamente referente ao acesso a dados via internet, sendo que este ultimo valor refere-se a uma só linha de celular.

Esses custos foram cobrados a AFC e contestados imediatamente junto à operadora. Estamos aguardando resposta concreta dessa contestação para as medidas cabíveis de anistia ou notificação e cobrança ao usuário. Pedimos a todos os usuários de Smartphone e telefones com recursos de acesso a dados que desativem suas redes de WAP e certifiquem sempre se estão utilizando unicamente o acesso à internet via redes Wi-Fi doméstica ou outras que não tem custo. Esclarecemos que os usuários que optaram pelo plano com serviço de acesso a dados ou os que possuem aparelhos convencionais não foram afetados por esse  problema acima.

Caso o associado deseje ou necessite acessar dados via internet no seu celular Smartphone, Tablet etc. através da rede WAP existem em oferta um plano de acesso ilimitado para dados e internet por apenas R$49,90/mês.

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